sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sobre Magnólia e a chuva de Sapos

Poster do Filme Magnólia (1999)



Estava procurando na internet pôsteres de filmes e passeando por sites, encontrei o pôster do filme Magnólia, justamente com aquela cena da chuva de sapos. Rapidamente me lembrei de todo o filme, devo ter assistido em 2007 ou 2008, na ocasião fiquei extasiada, adorei. Mas não sei bem porque, apaguei totalmente da memória, até este exato momento, onde me deparo novamente com a chuva de sapos e me dá uma vontade irresistível de falar sobre o filme.
Magnólia trata de várias questões difíceis, trata de doenças profundas da sociedade moderna ultracapitalista. Trata de pais molestadores e filhos que crescem doentes diante dos abusos e falta de amor recebidos. Trata de pessoas gananciosas e sem medo de se venderem facilmente, como o pai que vê no filho genial apenas o meio mais fácil de ganhar dinheiro, participando de um desses programas de Quiz, que está há mais de 30 anos no ar e é entretenimento para milhares de pessoas. Este programa é o ponto em comum entre todos os 09 personagens centrais, como o apresentador e produtor que está com câncer e muito cansado da forma que escolheu viver, a filha deste apresentador que foi abusada sexualmente na infância pelo próprio pai e se tornou viciada em cocaína ou a criança recordista do programa, já adulto, cheio de dúvidas e vivendo de maneira medíocre, tendo como único ponto interessante em sua vida a passagem pelo programa.Temos ainda o outro produtor do programa, também com câncer, já prestes a morrer e seu fiel enfermeiro, que o ajudará a reencontrar com o filho, um macho alfa Premium que vende vídeos com o tema “Seduza e destrua”, e traz ensinamentos do tipo: “Respeitem o pênis e domem a vagina! Homens nasceram para comandar: é biológico, antropológico e animal”, ele foi abandonado pelo pai com 14 anos de idade e teve de cuidar da mãe que estava prestes a morrer também de câncer. A segunda esposa do produtor sempre o traiu, casou por interesse mas neste último momento se descobre apaixonada pelo marido e com remorso pela herança que irá receber provavelmente ela será a próxima "vítima" de câncer pois sempre é evidenciado seu caráter psicossomático nos personagens.
 Em meio a tantos dramas pessoais complexos vem a redenção com a chuva... de sapos. Esquecendo um pouco as referencias bíblicas do filme, acredito que a intenção do diretor foi de usar o símbolo do sapo para representar a evolução, a limpeza e a transformação, como acreditam os xamãs. Tempos de evoluir, ainda que pareça improvável, tanto quanto a própria chuva de sapos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero sua opinião também...